domingo, 28 de setembro de 2008

Teatro/Oficina nas Comunidades

Teatro/Oficina na Comunidade - 2007
Teatro tem significados diferentes, geralmente as pessoas ao se lembrarem da palavra mencionam o teatro-edifício ou o teatro-espetáculo, o que varia conforme o conhecimento do indivíduo a respeito do assunto.A partir desses significados o teatro na comunidade tem como objetivo levar à um público da periferia de Cachoeiro de Itapemirim o entendimento do “fazer teatro”, de forma que ele veja através das brincadeiras, jogos teatrais, leituras dramáticas um formato de comunicação/expressão do seu eu criativo com uma nova visão. Uma percepção inserida na sua vida, desenvolvendo no jovem a comunicação/expressão através de uma investigação corporal e uma espontaneidade.A partir desse conhecimento, o jovem desenvolve o “fazer teatral” intencional saindo da espontaneidade para improvisação consciente. Desenvolvendo assim o trinômio: poetizar x fruir x conhecer arte, dentro de um contexto social e cultural próprio.
Teatro/Oficina na Comunidade - 2006
Ao se falar de teatro na comunidade é fundamental perceber/entender qual a idéia de teatro e qual o repertório desta para caminhar numa prática teatral com os participantes, a fim de dar sentido ao teatro como modalidade artística. O teatro/oficina na comunidade é uma proposta cultural inserida no contexto comunitário, que resgata a ludicidade e a o prazer criativo/artístico do atuante de bairros da periferia de Cachoeiro, proporcionando assim ao jovem o direito de conhecer o seu potencial expressivo/dramático – que todas as pessoas possuem – transformando esse recurso em um processo consciente de expressão/comunicação.
Teatro na Comunidade - 2005
O encantamento da brincadeira, do faz-de-conta, vira teatro e deixa-se conduzir com um novo significado, isto é, representar algo, uma idéia, uma história... Para outros. Oportunizando ao jovem da comunidade a compreensão e a utilização dos códigos gramaticais da linguagem teatral e suas diversas maneiras de composição e contextualização, para realizar com eficiência o diálogo com o mundo: ler, compreender, refletir, expressar e fazer, reduzindo a tensão social, elevando o nível de satisfação do participante para a integração daquele na sociedade em que vive por meio da representação/atuação artística. O teatro na comunidade desenvolve-se na linha essencialista: liberdade – ação – criação – sociedade, com fim em si mesmo, voltado para o desenvolvimento expressivo/ comunicativo do jovem – favorecido pelo princípio da ação – e a compreensão do saber estético através da leitura/percepção inserido no tempo e no espaço. Permitindo, a conscientização das potencialidades: intelectual, física, e emocional; e de suas necessidades pessoais, o desejo ao resgate da ludicidade e ao prazer criativo, o crescimento artístico-estético do jovem, e a descoberta da autoconfiança na expressão/comunicação. Tal estimulo permite ao atuante liberar sua personalidade pela espontaneidade e formá-la pela cultura.
Teatro/Oficina na Comunidade - 2004
A expressão nasce no momento do encontro dos dois mundos: o interior e o exterior. Na busca da descoberta do “eu” e do “mundo” que o rodeia, ele se expressa e se revela. No “fazer” do teatro equacionam-se os conflitos humanos. Assim o teatro na comunidade pretende uma “alfabetização artística” onde o teatro em sua linguagem, atuará nas relações de encontros e consciências do eu X sociedade/comunidade em que vive o atuante, numa participação mais significativa do movimento do mundo.

Veja esta página em outro idioma